VIVE MELHOR QUEM SAMBA !!!

"Eu digo e até posso afirmar: vive melhor quem samba" (Candeia)

sábado, 30 de julho de 2005

Samba em 4 tempos no Circo Voador

Às vezes fico com receio de ser considerada a autista do samba! Mas sabe, quando vou a um show, gosto de ficar o mais próximo possível do palco curtindo cada música, cada instrumento tocado, as letras de samba que não conheço, a emoção dos que já me são íntimos. Gosto mesmo. Uma vez alguém contou que a origem da palavra samba tem explicação como ritual sagrado, encontro com Deus! Eu me sinto assim! Êxtase total!

No Circo Voador, como Angela, Drica e Nininho já disseram, o público é jovem, gosta de beber, fumar (até aí, tudo bem). Mas beber sem moderação, fumar entorpecentes e estar no local pela moda ou para tentar aliviar os efeitos instintivos-hormonais e não pelo ritual do samba realmente incomoda um pouco.

Como sou autista no samba, (pronto, assumi) não gosto muito de ficar conversando com a galera durante o show. Claro, falo com as pessoas, do contrário seria falta de educação. Mas logo procurei um lugarzinho no segundo andar, onde eu podia ver muito bem o palco, não tinha gente me empurrando ou conversando muito. Ainda mais que dois dos quatro grupos eu nunca tinha visto ainda. Como curti!

Mas discordo das meninas: eu vi, sim, gente sambando! Gente cantando junto alguns sambas que são razoavelmente conhecidos! E haviam momentos em que os grupos convidavam o público para cantar junto e o coro ficava bonito! Ah, como ficava! Certamente era a garotada que de alguma forma conhece o trabalho desses quatro grupos que já tocam na Lapa há algum tempo e que fazem um trabalho muito bacana a meu ver. Adoro o seu repertório! Me identifico mais com este repertório.


Tenho também certo preconceito com as pessoas que estão indo ao Circo Voador pela moda. Mas, pelo menos, que boa moda! Poderia ser uma moda pior, como tantas que já se foram... Este é o momento de se tentar apresentar aos jovens a boa música, o bom samba, os bons compositores. Jogando sementes indiscriminadamente por aí, vai que brotam em solos férteis e quiçá nos menos enriquecidos e sem húmus!

O Marcelo D2, por quem não morro de amores, também esteve por lá, junto com o Batuque na Cozinha, cantando Bezerra da Silva! Claro que a principal música que a garotada conhece é " Vou apertar, mas não vou acender agora". Experiência pessoal deles! (Risos) Contudo, mesmo não sendo muito fã do hip-hop, do Planet Hemp e tudo o mais, este último cd dele " À procura da Batida Perfeita" traz muitos trechos e citações de samba, o que é importantíssimo para que haja apresentação do samba e dos bons compositores mesmo aos emaconhados! Imaginem se eu, careta, limpinha, digo para um cara desses: ouve só o cd do Paulinho da Viola! Nem vai me escutar! Mas já o Marcelo D2...

Isso é muito importante! Comparando comigo, ouvindo e prestando atenção nos detalhes de um cd da Marisa Monte, conheci, lá nos meus longíquos tempos de menina, o nome do Nelson Cavaquinho e Candeia. Depois, descobri que muitas músicas deles eu conhecia, mas não sabia de quem era... E daí a fome de samba que tenho até hoje!

O primeiro a se apresentar foi o Casuarina :Gabriel Azevedo (pandeiro), Rafael (cavaquinho), João Cavalcanti (tan-tan), João Fernando (bandolim), Daniel Montes (violão 7 cordas), Diego Zangado (percussão e bateria), Alexandre Bittencourt (flauta e sax) e Renato Albernaz (surdo).

Trouxeram 20 sambas que passearam por Donga e Mauro de Almeida (Pelo telefone); Sinhô (Jura); Ary Barroso (Camisa amarela); Ataulfo Alves (Laranja Madura) Herivelton Martins (com Roberto Robert em "Isaura" e com Grande Otelo em "Praça Onze"); Geraldo Pereira (Falsa baiana, Pisei num despacho, Ministério da Economia, Bolinha de Papel, Golpe errado, Sem compromisso); Noel Rosa (Conversa de Botequim, Palpite infeliz, Com que roupa); Ismael Silva, Francisco Alves e Nilton Bastos(Se você jurar); Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins(Seacaso você chegasse); Roberto Martins e Mário Rossi (Beija-me) e Dorival Caymmi (Vatapá).

O segundo foi Anjos da Lua formado por Eduardo Gallotti (voz e cavaquinho), Sandrinho(voz e tan tan), Pedro Holanda (voz e violão de sete cordas), Mariana Bernardes (voz e cavaquinho), Ruben Jacobina (voz e violão) e Sérgio Krakoswski (pandeiro).

Veio com Silas de Oliveira e Manoel Ferreira (Na água do Rio), Nelson Cavaquinho (com Guilherme de Britto em "Folhas Secas" e com Jair do Cavaquinho em "Enquanto a cidade dorne"), Ataulfo Alves(Não irei lhe buscar e, com Mário Lago, Atire a primeira pedra), Zé Keti (Nega Dina e Diz que fui por aí, com H. Rocha), Tom Jobim e Vinícius (Só danço samba), Janet de ALmeida e João Gilberto ( Eu sambo mesmo), Wilson Batista e Haroldo Lobo (Não é economia); Haroldo Barbosa ("Devagar com a louça" e "Palhaçada" com Luiz Reis), Vinícius ( com Tom Jobim em "Lamento no Morro", "Chega de saudade" e com Toquinho em "Regra três"), Assis Valente (E o mundo não se acabou), Silas de Oliveira (Aquarela brasileira).

O Batuque na Cozinha agitou o público também! André Correa (percussão), Paulo Emílio (pandeiro), Inácio (cavaquinho) , Wallace (violão), Henry Lentino (bandolim - adoro este rapaz! toca muito) e outros.

Hoemenagearam Clara Nunes com Romildo Bastos e Toninho (Conto de Areia), Candeia (O mar serenou), Mauro Duarte e Paulo Cesar Pinheiro (Portela na avenida) e Bezerra da Silva com Adelzonilton, Popular Pe Moacyr Bombeiro (Malandragem dá um tempo), Dinho e Ivan Mendonça (Overdose de cocada), Tonho e Cláudio Inspiração (Bicho feroz. Depois, João Nogueira (Do jeito que o rei mandou, com Zé Catimba), Djavan (Flor de Lis), Elis Regina, (com o bêbado e a equilibrista de Aldir Blanc e João Bosco), Dona Ivone Lara ("Alguém me avisou", "Mas quem disse que eu te esqueço" com Hermínio Belo de Carvalho e "Acreditar" com Délcio Carvalho); Samba de Orly de Vinícius, Chico Buarque e Toquinho, Beth Carvalho, com o "A chuva cai" de Argemiro Patrocínio e Casquinha, e o povo do Cacique de Ramos com "Coisinha do Pai" de Jorge Aragão, Almir Guineto e Luiz Carlos da Vila, "Caciqueando" de Noca da Portela. Logo em seguida, foi a vez do "Bafo da Onça". E fecharam com uma música que cita "Nêga Tanajura"...

O Galocantô, formado por Rodrigo Carvalho, o Biro (no vocal - um suspiro!), Marcelo Correia, Pablo Gamarra, Leonardo Costinha, Pedro Arêas, Lula Matos e Edson Côrtes, fechou a noite com homenagem ao FDQ no "Vai lá, vai lá", "É de Madureira", Gonzaguinha "A gente quer valer", Jovelina "Pagodes da cidade", Zeca Pagodinho "Alto lá"(Zeca, Arlindo e Sombrinha), "Isso é Findo de Quintal", "Lama nas ruas", "A jura é pra quem jurar, a reza é pra quem rezar"...(Aldir, Moacyr e Zeca), "Ioiô, então vamos lá, iaiá", "Sorri pra mim", "O samba nunca foi de arruaça" de Monarco, "O que é o que é" de Gonzaguinha e "Deixe de lado esse baixo astral..." As última foram sambas enredo!!!!

Os quatro grupos são ótimos! Tanto que vai ter um show extra na próxima terça, 02 de agosto!!! Só faltou o Bossa do Samba e o Sururu na Roda!

Nenhum comentário: