VIVE MELHOR QUEM SAMBA !!!

"Eu digo e até posso afirmar: vive melhor quem samba" (Candeia)

domingo, 5 de junho de 2005

A ARTE DO DESENCONTRO

Flor da idade
(Chico Buarque/1973)
Para o filme Vai trabalhar vagabundo e
para a peça Gota d´água de Chico Buarque e Paulo Pontes

A gente faz hora, faz fila na vila do meio dia
Pra ver Maria
A gente almoça e só se coça e se roça e só se vicia
A porta dela não tem tramela
A janela é sem gelosia
Nem desconfia
Ai, a primeira festa, a primeira fresta, o primeiro amor

Na hora certa, a casa aberta, o pijama aberto, a família
A armadilha
A mesa posta de peixe, deixe um cheirinho da sua filha
Ela vive parada no sucesso do rádio de pilha
Que maravilha
Ai, o primeiro copo, o primeiro corpo, o primeiro amor

Vê passar ela, como dança, balança, avança e recua
A gente sua
A roupa suja da cuja se lava no meio da rua
Despudorada, dada, à danada agrada andar seminua
E continua
Ai, a primeira dama, o primeiro drama, o primeiro amor

Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que amava Paulo
Que amava Juca que amava Dora que amava Carlos que amava Dora
Que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava Dito que amava Rita que amava
Carlos amava Dora que amava Pedro que amava tanto que amava
a filha que amava Carlos que amava Dora que amava toda a quadrilha

O que mais gosto dessa música é da parte que um amava o outro que não amava o um , mas amava um outro que amava outra, que amava outra, que não amava ninguém... Parece um corrente sem fim , em que ninguém ama quem o ama,só quem não o ama! Entendeu? Isso sempre aconteceu comigo e no meu círculo de convívio.

Por que há tanto desencontro? Vinícius diz " A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida". Por que perdemos tanto tempo com quem não está nem aí pra gente? Os "sábios" de plantão dizem que é preciso conhecer o lado ruim das coisas para quando o bom chegar a gente ter certeza e valorizar(?); ou que a nossa hora vai chegar, que o que é nosso está guardado!(argh); ou que tem um monte de "bons" a nossa volta, mas a gente não vê! E olha que vou ao oftalmologista anualmente... Quase morro de cólicas ao ouvir esse tipo de coisas! Mas apesar de parecerem , ou melhor, de serem mesmo grandes clichês, analisando friamente e depois de se já ter encontrado a coisa boa, essas frases estão cheias de conteúdo verdadeiro...

(momento algo narcisista, mesclado com uma pitada de cinderelismo)

Há de chegar o dia em que eu serei a escolhida dentre várias opções! Que uma pessoa legal não vai conseguir viver sem mim... Que não entenderá como os outros podem ser felizes sem estar ao meu lado! Que valorize cada uma das minhas qualidades e tolere (quase) todos os meus defeitos. Que me coloque pra cima! Que troque comigo boas energias em vários aspectos. Que construa comigo , em bases sólidas, um grande futuro. Que divida comigo boas idéias e tenha minha ajuda para colocá-las em prática... Que eu possa confiar plenamente. Que eu não tenha medo que me machuque (tanto). Que não seja (tão) confuso ou enrolado. Que me respeite. Que seja encantador (na maior parte do tempo). Que seja à minha altura, enfim! Pois, afinal, eu mereço.

Enquanto isso não acontece, divertir-se com o desencontro é a palvra de ordem! Nada de lamentar. Valorizar a aprendizagem e tentar não repetir os mesmos erros, fugir dos padrões que atraímos de maneira doentia. E muita análise com a psicoterapeuta também ajuda bastante...

2 comentários:

Anônimo disse...

Pensa que vc é sempre a sua melhor companhia, o que vem depois é conseqüência disso... ;-)
Beijão.

http://www.fotolog.net/silviacarneiro

Anônimo disse...

O Nando Reis diz numa música dele...algo assim...justamente por pensar demais resolvi não pensar demais. Vivi essa situação durante muito tempo e você sabe disso...até que um dia resolvi não pensar demais...deixei estar, toquei o foda-se...como você está fazendo...e hoje estou de um jeito que nunca almejei estar...além das minhas perspectivas. Talvez estejas próxima do sucesso. Beijo minha linda!