VIVE MELHOR QUEM SAMBA !!!

"Eu digo e até posso afirmar: vive melhor quem samba" (Candeia)

domingo, 31 de julho de 2005

Conhecendo Cláudio Jorge + FLOG NO BLOG

Passo a semana inteira tendo mil e uma idéias sobre o que escrever neste bolg... Ouvi tantas músicas novas aos meus ouvidos... Tantas outras antigas que merecem meu destaque... Mas recebi um e-mail do amigo Bigu com um texto de Cláudio Jorge, grande músico, compositor e produtor. Junto dele, o link para conhecer o seu blog (http://nasrodasdosamba.festim.net). Comecei a ler e só parei quando descobri que tinha, ali, um outro link para o seu sítio virtual... www.claudiojorge.com.br

Simplesmente delicioso passear por estes dois links! Além dos muitos textos, fotos! Fotos e mais fotos mostrando um pouco da caminhada de Cláudio Jorge no mundo da música e do samba! Tantas boas parcerias... Tanta gente boa influenciando a sua caminhada para ele se tornar o que é hoje, este importantíssimo personagem da música brasileira. Selecionei esta aí como exemplo que estou lhes dizendo. Mas tem Pixinguinha, Lamartine Babo, Leny Andrade, Ciro Monteiro, Aracy de Almeida, Cartola, João Nogueira, Mestre Marçal, Ismael Silva, Guinga, Aldir Blanc, Sérgio Cabral, Dona Zica, Zé da Velha, Nei Lopes, Luiz Carlos da Vila, Moacyr Luz, Ivan Lins, Mart´nália e muito mais...

Cláudio Jorge, Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Toninho Geraes e Zé Keti

A próxima também estava disponível no sítio de Cláudio Jorge e eu achei muito linda! Ah se eu tivesse nascido e recebido um violão ainda no berçário...

"Principio do Infinito" foto de Everaldo de Barros, seu pai

Achei bacana o que ele escreveu sobre a boemia! Vejam:

BOEMIA, MEU PRAZER

"Meu parceiro e amigo Nei Lopes costuma dizer que eu sou uma pessoa muito equilibrada nas ações e tomadas de posição. Realmente eu sempre procuro olhar todas as faces das questões antes de definir uma opinião.
Às vezes, porém, eu dou umas escorregadas e faço afirmações absolutamente radicais, como a que eu vou fazer agora: Eu considero que um músico se torna um ser humano completo quando ele também é um boêmio praticante. Vou tentar explicar porque.
A boemia não tem horário para começar nem acabar. Pode ser à noite madrugada adentro ou sob a luz do refletor de Deus, com uns chopinhos do lado, porque ninguém é de ferro. Mas a boemia, como grande entidade que é, não se resume aos goles da bebida preferida, a boemia antes de tudo é o ato mais honesto de se conviver em sociedade. Vejamos, pois:É em estado de boemia que surgiram alguns dos sambas mais lindos da musica popular; é lá, no mais completo transe boêmio, que confessamos para aquele cara que agente acabou de conhecer a dor da última desilusão amorosa; lá amigos são amigos mesmo e os chatos, que sempre aparecem no melhor da festa são sempre colocados de lado, de uma forma ou de outra; falando em chatos, as autoridades constituídas estão sempre presentes nos papos boêmios. É uma prática politicamente correta que coloca os atos de nossos políticos sob a mira dos mais exigentes analistas políticos de botequim. Psicólogos, cantores, conselheiros, amantes, o boêmio é um pouco de tudo quando está exercendo o seu ofício.
A solidariedade humana é a base do discurso boêmio aliada a um enorme prazer de viver, de desfrutar das grandes riquezas contidas nos pequenos detalhes da vida, sempre acompanhada por música, geralmente brasileira e da boa.
O músico que passa os dias enclausurado em sua casa, as voltas com as partituras, harmonias e CDs, só enxergando o umbigo de sua técnica, sem aventurar sua alma na direção dos prazeres que esse mundo de meu Deus nos oferece, pode até se julgar uma pessoa feliz. Eu não seria. As minhas músicas e o meu vilão estão carregados de um desses prazeres: a boemia. Viajem nestas fotos em que eu e meus amigos praticamos este "verso de uma poesia que Deus, o poeta, mandou eu viver"."


Além das tantas qualidades musicais e literárias, ele tem como "hobbie" a fotografia... Vejam algumas delas:

"Zé Keti no Teatro João Caetano" por Cláudio Jorge

"Pombas na Ilha de Fayal, Açores, Portugal"


"Ilha do Sal, Cabo Verde"

Daí, pegando o gancho, vou mostrar os meu dotes fotográficos também... Não fotografo a Europa, nem grandes compositores, mas o subúrbio, visto pela janela do meu corre-corre "Negão".

"Fim de tarde num engarrafamento em Cascadura"

"Do carro"


Estas duas últimas são alguns dos meus melhores ângulos sob as lentes de dois amigos.
Thais por Carlos Labrea , "No Jardim do Minas Centro, BH - MG"

Thais por Fernando Reis : "Careta"

Nesta foto, eu estava ajudando a colocar fogo na fogueira da festa julina aqui da rua, ontem... Viram como está alta a labareda?

Eu por mim mesma, se sinhazinha!

Hoje de manhã, num momento "A vida como ela é... " Dando banho no Sheik, neste domingo de sol, já que aqui em Sulacap, cachorro que é cachorro mesmo não vai pra pet shop para sessão de banho e tosa!

2 comentários:

Marcus Lotfi disse...

o sheik tá bonitão na foto!!! Aí, tu tem que arrumar um jeito de ganhar dinheiro escrevendo essas coisas! beijo.

Jorge Sargento disse...

OI menina!! É muito bom ver alguém empunhando a bandeira do samba.
Sou carioca e compositor morando em Santos - SP; portelense, tento por aqui manter acesa essa chama.
Parabéns pelo trabalho!!!
meu blog é wwwjsargento.blogspot.com
vou colocar o seu nos meus links.
um grande abraço