VIVE MELHOR QUEM SAMBA !!!

"Eu digo e até posso afirmar: vive melhor quem samba" (Candeia)

terça-feira, 6 de julho de 2010

Sobre inspiração e composição

Pra conquistar seu coração

(Luiz Carlos da Vila/Wanderley Monteiro)

Se o limite for o infinito
Vou subir até o pico do Everest
Nadar o oceano sem um grito
E de joelho atravessar o agreste
Faço isso tudo e muito mais
Pra te encontrar, te conquistar
E até provar que é minha paz
O inverso dos meus ais

Preto no branco num poema, vou por sim
E onde houver um mal começo por fim
Fazer de tudo pra mudar
Um novo mundo instalar
E com o mundo em minhas mãos
Onde houver talvez ou não eu vou sim
Com as próprias mãos andar a pé ao Bonfim

E num xaxim eu vou plantar
Um baita de um jequitibá
Enraizar mesmo sem chão
São Tomé vai crer sem olhar
E todo mundo vai cantar
Que eu conquistei teu coração


No final de um dia agitado, com minha mãe ao meu lado na direção, ouvimos esta aí de cima na voz de Beth Carvalho. Fiquei pensando no quanto gosto dessa música, letra e melodia... Quais são os elemntos necessários pra fazer alguém se inspirar e escrever assim??? Queria descobrir pois tenho tanta vontade de tentar fazer algo parecido... Gosto muito de escrever, mas sou da prosa e não da poesia. Também nunca exercitei a criação de melodias, até porque meu conhecimento de teoria musical é bem restrito. Toda vez que rascunho alguma música, acho muito medíocre. Tem tanto samba bom, tanta gente que em algum momento já traduziu em notas o que eu sinto ou já senti... Como compor a altura de Candeia, Cartola, Paulinho da Viola, Paulo César Pinheiro, Wanderley Monteiro, minha querida Teresa, e tantos outros? É claro que nem vou citar Chico Buarque, né? Muita covardia...

Ah, essa alma de artista encubada e reprimida nesta encarnação... Ou seria uma necessidade de ser artista? Não artista no sentido global ou glamuroso, mas sim querendo me comunicar com o mundo através de outras linguagens, demonstrando minha sensibilidade fina... Quantos vezes vou às lágrimas durante uma apresentação musical! Isso nãosei explicar.

Parei com as aulas de canto temporariamente e estou proibida de pegar no pandeiro, o que já vem me causando uma síndrome de abstnência.

Mas acredito na eternidade, em todo o tempo do mundo...

Nenhum comentário: