VIVE MELHOR QUEM SAMBA !!!

"Eu digo e até posso afirmar: vive melhor quem samba" (Candeia)

terça-feira, 19 de abril de 2005

Homenagem à Cabrocha Sambeira - série de sambas!

Resolvi reunir vários sambas que citem "Cabrocha" em sua letra. Pensei nestes aí debaixo, mas os amigos que quiserem ajudar, são bem-vindos! Está lançado o desafio... Divirtam-se !!! Beijo da Dra. Cabrocha Sambeira!

1
Samba da cabrocha bamba
(Martinho da Vila)

Samba da cabrocha bamba
Que sambando sonha
Com um lar na rua
Morro do malandro triste
A canção que existe
Em noite de lua
Eu fui num samba
De terreiro iluminado
Vi um caboclo inspirado
Levando samba de amor
E eu sambei, sambei, sambei
Cantei, cantei
E afugentei a minha dor
E eu sambei sambei
Cantei, cantei
E afugentei a minha dor

2
Cabrocha do Rocha
(Noel Rosa e Sílvio Caldas)

Eu tenho uma cabrocha que mora no Rocha
E não relaxa
Sei que ela joga no bicho, que dança
Que dá muita bolacha

(E o Noel?) Tem um filho macho com cara de tacho
E além disso é coxo
Ele me faz de capacho
Qualquer dia eu racho esse carneiro mocho

3
Samba Rasgado
(Portello Juno / W. Falcão)

Uma cabrocha bonita cantando e sambando
Quem não admira?
Gingando seu corpo que mesmo a gente espiando
Parece mentira
Cabrocha que só fala gíria
Que tem candomblé no seu sapateado
Cabrocha que veio do morro
Trazer pra cidade o samba rasgado

Para eu cantar um samba
Não precisa orquestração
Gosto mais de uma cuíca
Um cavaquinho, um pandeiro e um violão

Uma cabrocha ...

Uma vez fui convidada
Pra num samba ir brincar
E me deu uma tremedeira nas cadeiras
Que eu tive que gritar
Não vou mais lá!


4
Quem te viu, quem te vê
(Chico Buarque)

Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua

Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer

Quando o samba começava, você era a mais brilhante
E se a gente se cansava, você só seguia adiante
Hoje a gente anda distante do calor do seu gingado
Você só dá chá dançante onde eu não sou convidado

Hoje o samba saiu ...

O meu samba se marcava na cadência dos seus passos
O meu sono se embalava no carinho dos seus braços
Hoje de teimoso eu passo bem em frente ao seu portão
Pra lembrar que sobra espaço no barraco e no cordão

Hoje o samba saiu...

Todo ano eu lhe fazia uma cabrocha de alta classe
De dourado eu lhe vestia pra que o povo admirasse
Eu não sei bem com certeza porque foi que um belo dia
Quem brincava de princesa acostumou na fantasia

Hoje o samba saiu...

Hoje eu vou sambar na pista, você vai de galeria
Quero que você assista na mais fina companhia
Se você sentir saudade, por favor não dê na vista
Bate palmas com vontade, faz de conta que é turista

Hoje o samba saiu ...

5
Piano na Mangueira
(Tom Jobim - Chico Buarque)

Mangueira
Estou aqui na plataforma
Da Estação Primeira
O morro veio me chamar
De terno branco e chapéu de
Vou me apresentar à minha nova parceira
Já mandei subir o piano pra Mangueira
A minha música não é de levantar poeira
Mas pode entrar no barracão
Onde a cabrocha pendura a saia
No amanhecer da quarta-feira
Mangueira
Estação Primeira de Mangueira


6
Renascer das cinzas
(Martinho da Vila)

Vamos renascer das
Plantar de novo o arvoredo
Bom calor nas mãos unidas
Na cabeça um grande enredo
Ala dos compositores
Mandando o samba no terreiro

Cabrocha sambando, cuíca roncando, viola e pandeiro
No meio da quadra, pela madrugada, um senhor partideiro
Sambar na avenida de azul e branco é o nosso papel
Mostrando pro povo que o berço do samba é em Vila Isabel

(Tão bonita)Tão bonita é nossa escola
E é tão bom cantarolar
Lá, lá, laiá, laralaiá
Lá, laiá

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra. Cabrocha,
Mais uma:

Mundo de Zinco
(Antônio Nássara e Wilson Batista)

Aquele mundo de zinco
Que é Mangueira
Desperta com o apito do trem
Uma cabrocha, uma estrela
Um barracão de madeira
Qualquer malandro em Mangueira tem

Mangueira, fica pertinho do céu
Mangueira, vai assistir o meu fim
Mas deixo o nome na história
O samba foi minha glória
E sei que muita cabrocha
Vai chorar por mim

Bjs.
Jorginho

Anônimo disse...

Procure na web "Samba de fato", do Pixinguinha. A melhor descrição do que é uma roda de samba. tem lá um verso: Samba de partido/só vai cabrocha que samba de fato...