VIVE MELHOR QUEM SAMBA !!!

"Eu digo e até posso afirmar: vive melhor quem samba" (Candeia)

domingo, 1 de maio de 2005

A gente vai levando com um nó no peito...

Vai levando
(Caetano Veloso/Chico Buarque)

Mesmo com toda a fama

Com toda a brahma
Com toda a cama
Com toda a lama
A gente vai levando
A gente vai levando
A gente vai levando
A gente vai levando essa chama

Mesmo com todo o emblema
Todo o problema
Todo o sistema
Toda Ipanema
A gente vai levando
A gente vai levando
A gente vai levando
A gente vai levando essa gema

Mesmo com o nada feito
Com a sala escura
Com um nó no peito
Com a cara dura
Não tem mais jeito
A gente não tem cura

Mesmo com o todavia
Com todo dia
Com todo ia
Todo não ia
A gente vai levando
A gente vai levando
Vai levando
Vai levando essa guia

Eu acrescento:

Mesmo com a penicilina
estreptomicina
amoxicilina
estudando medicina
a gente vai levando
a gente vai levando
vai levando
vai levando essa sina


(só não sei até quando...)


Que fase horrível, gente! Essa sensação de estar sem rumo... Um barquinho a deriva numa Tsunami! Muitas dúvidas, medos, angústias, sofrimento, dorzinha epigástrica mais nó na garganta constantes, sem falar nos olhos sempre úmidos... Acordar todo dia e me perguntar sempre o que é que ainda me faz sair de casa mecanicamente, atravessar o Rio de Janeiro e chegar até o Fundão pra fazer algo de que não gosto tanto assim.

Até aprendi a fazer algumas coisinhas por lá... Mais de 5 anos, né? Contudo, dizer que gosto de Medicina é muito forte e mentiroso. Faço referência à Medicina dos livros... Não gosto! Não consigo fazer com que ela simplesmente flua nos meus vasos sangüíneos. Não me empolgo! Não consigo estudar! As aulas jánão emocionam tanto... Ao contrário, só venho perdendo o interesse. E aí fica tudo meio feito nas coxas, medíocre. E se tem uma coisa de que nunca gostei nesta vida foi da mediocridade: ou faz o mais próximo possível do perfeito, ou não faz.

Definitivamente medicina não é o que sei fazer de melhor. Sofro desde os primeiros períodos, sempre achando que um dia vai melhorar... Que o leque de opções é muito vasto e um dia vou ser capaz de me encontrar em algum ramo ou especialidade dela. Na faculdade, para sobreviver, fui me acostumando com a mediocridade. Que tristeza saber que tenho muito potencial para ser o que eu quiser, mas fico marcando passo numa carreira que, na verdade, venho, com muita dificuldade, tentando assumir que não gosto.

Decidi, há um tempinho, chegar ao término, porque nadar, nadar e morrer na praia não vale! Faltam alguns meses. Pelo menos termino, me graduo em uma profissão e depois penduro o diploma na perede do quarto, ou guardo numa caixa dentro do armário. Medicina não me satisfaz, não me preenche. Será apenas um trabalho, para me sustentar... Mas não sou apaixonada por ela. Um casamento sem amor, sabem?

Sempre brinco dizendo que não é o mesmo peso de quem decide largar Letras/árabe por outra carreira... É muito difícil assumir que quero largar medicina, ou que não tenho lá tanta vocação assim para ser uma grande médica, porque médica medíocre posso, mas não quero ser.

Tem gente que diz que estou muito cansada, estressada... Que não estou sem rumo, apenas me questionando... Que precisaria de um tempo para pensar em nada, ficar afastada de toda essa coisa de hospital, médicos, doenças, exames complementares, livros, hipóteses diagnósticas, prova de residência... (Argh!) Sabem que eu não tenho um mês inteiro de férias desde antes do segundo vestibular? E, como se eu ainda agüentasse mais, todos os dias aparecem informações novas para mim, mas que já deveria saber e, pior ainda, outras que já ouvi tantas vezes e que nunca consigo guardar... Entendo o que os colegas falam, mas nunca me senti uma deles... Não penso medicina como eles.

A responsabilidade é muito grande, porque tenho que ser uma "representante" da medicina que as pessoas procuram para cuidar de suas vidas. É só por isso que não aceito a mediocridade nesta carreira. Carisma e simpatia não bastam... É preciso conhecimento.

Continuo buscando um lugar na vida, algo que me realize e me faça feliz. E, com certeza, tem algo a ver com música...

Olhando pelo lado positivo, pelo menos vou ter uma cela especial se um dia cometer algum crime!!!

(Não disse que as coisas na minha cabeça não andam muito bem?)