VIVE MELHOR QUEM SAMBA !!!

"Eu digo e até posso afirmar: vive melhor quem samba" (Candeia)

sexta-feira, 7 de outubro de 2005

Texto no plantão...

Hoje eu chorei com uma paciente... Aquilo que julgava ter diminuído em mim está aqui, sempre esteve, nunca me deixou. Talvez eu estivesse confundindo os sentimentos. Talvez eu quisesse muito fugir para não enfrentar diariamente tanta dor e sofrimento! Como é ruim adoecer... Como certas doenças são terríveis... Que medo dá saber que as pessoas esperam que um médico resolva seu problema, principalmente se você é o médico, pior ainda se não tiver lá tantas alternativas de solução... Por que prolongar tanto a vida das pessoas? Há tempos atrás, quando a Medicina não era desenvolvida, a expectativa de vida era menor. Sim, há casos que a intervenção aumenta a sobrevida magnificamente. Mas não há nada mais desgastante que adiar a estadia por aqui sem qualidade de vida. Como eu odeio as doenças!
.
Hoje eu sorri com uma paciente... Apesar de tudo indo mal, das metástases consumirem vários ossos, ela ainda sorri! Tem força para demonstrar que gosta de me ter ao seu lado, porque faço diferença em sua vida... Estou sempre brincando, cantando alguma música que mexa com sua personalidade, dando no mínimo um sorriso e um toque de carinho e apoio. Mas não se prolonga a vida de alguém por causa do apoio da equipe de saúde. Como é bonito ver a união das pessoas, principalmente familiares, no momento de tristeza. Ver as forças brotando de lugares mais desconhecidos. "Deus dá o frio conforme o cobertor".
.
Eu sinto a dor com eles. Eu me preocupo com a falta de dinheiro para comprar remédio. Eu me coloco no lugar da mãe vendo um filho jovem tantas vezes hospitalizado. Eu penso no que eu gostaria de ter a minha disposição numa enfermaria caso esta fosse o meu lar por mais de uma semana... Não tenho lá muita técnica: não contem comigo para entubar! Mas se estiver alguém desesperado pensando no suicídio pode me chamar que eu adoro ouvir, acalmar, confortar com muita paciência. Escutar as angústias, esclarecer dúvidas... E sempre me envolvo, e sempre tenho vontade de chorar, e sempre fico feliz vendo alguém melhorando ou saudável!
.
A Dra Thais (ou melhor, a médica, porque "Doutora" dá um ar pedante), dos primeiros períodos, está de volta! Aquela coisa meio "Patch Adams" de ser! Só tem que estudar mais... Mas...
.
Que Deus proteja meus pacientes!

2 comentários:

Mariana Mesquita disse...

Thatá, tou com o olho cheio d'água. Você me fez chorar e sorrir e recuperou minha esperança na medicina como algo que vai além dos quinze minutos concedidos por um 'doutor' que não olha na cara da gente.

Não tou querendo dar pitaco não, mas 'sambeira' o mundo tem muito, mas médico desse quilate, tá muito precisado...

É um caminho que vai doer muito, se você trilhá-lo, minha linda; mas que vai lhe gratificar extremamente, e fazer um ser humano ainda melhor.

Não deixa a vida embotar seu coração, siga assim.

Obrigada por este presente, nesta manhã de sexta feira!!!

Um cheiro muito grande.

Thais Façanha disse...

Maricota, outro cheiro pra você!
Humanismo e olhar holístico eu tenho... Só falta abrir os livros!