VIVE MELHOR QUEM SAMBA !!!

"Eu digo e até posso afirmar: vive melhor quem samba" (Candeia)

segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Do lado esquerdo do peito...

Meu amigo querido Fernando Reis, futuro cirurgião, enviou-me uma foto nossa do dia das fotos pra formatura. O Fernando, Reisinho, Palhação é uma das pessoas especiais que levo no peito para o resto da vida! A gente se dá muito bem! Parecemos duas crianças juntos... Amigos de verdade! Como "João e Maria" de Chico Buarque. O Reis adora o Chico e a Bethânia. Por causa dele (também) hoje em dia ouço mais esses dois!
.
João e Maria
(Sivuca e Chico Buarque/1977 )
.
Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você
Além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock
Para as matinês
.
Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigada a ser feliz
E você era a princesa
Que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país
.
Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Sim, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido
.
Agora era fatal
Que o faz-de-conta terminasse assim
Pra lá deste quintal
Era uma noite que não tem mais fim
Pois você sumiu no mundo
Sem me avisar
E agora eu era um louco a perguntar
O que é que a vida vai fazer de mim
.
E salve os Erês!!!
Amanhã é dia de São Cosme, São Damião e Doum!
27 de setembro!!!

domingo, 25 de setembro de 2005

Vingança feminina!

Enquanto fazia um curso em outro país, uma brasileira recebeu uma carta de seu namorado pedindo que ela devolvesse a fotografia dele porque se apaixonara por uma outra mulher.
A garota ficou arrasada, seus colegas de classe tentaram em vão consolá-la.
Porém, no dia seguinte, ela pediu a todos os seus colegas homens (que não eram poucos) uma fotografia de cada um, enviando-as ao ex-namorado com o seguinte bilhete:
"DESCULPE, MAS NÃO ME LEMBRO QUAL É A SUA. PEGUE-A E DEVOLVA O RESTO."
A dor é inevitável... Mas o sofrimento éopcional !!!
(Autor desconhecido)
.
Gente, adorei isso!!! Imaginam a cara do pastel recebendo o envelope de fotos? As mulheres são tão sacaneadas pelos homens que esse humor sarcástico me comove! Que cara filho da mãe... Terminar por carta demonstra o valor que ele tem. Acho até que a garota fez pouco!

Rapidinhas...

POESIA
"Se fecho meus olhos eu trago tudo de volta.
A palavra, o lugar... O modo de amar...
A vida é um eterno armazenar...
Pra depois recordar. "
(Sérgio Corrêa)
Achei bonito isso! Beijo, amigo!
..
RELIGIÃO
"A imagem doce, que esconde uma determinação forte e uma ambição bastante marcante, corrobora a tendência que os filhos de Oxum têm para engordar; gostam da vida social, das festas e dos prazeres em geral."
Agora está tudo explicado!!!! Adorei o enorme texto que Maricota, filha de Oxum com Xangô, como eu, postou há um tempinho em seu Sítio. Beijo, linda!
.
Falando em orixás, o Centro Espírita Sentinela do Além (C.E.S.A.), que freqüento em Bento Ribeiro, fez 40 anos de caridade nesta segunda! A festa foi muito bonita!!!! Cantar em coro para todas as falanges... acompanhar com palmas... Aprender novas letras... Estava com saudade de lá!
Até Zeca Balero já gravou este lindo ponto, que faz vibrar meu coração de umbandista:
"Eu vi mamãe Oxum na cachoeira
sentada na beira do rio
colhendo lírio, lírio ê
colhendo lírio, lírio á
colhendo lírio pra enfeitar o seu gongá"
.
MEDICINA
Estou com um probleminha técnico: o aniversário de 2 anos dos sambamantes será comemorado no dia 29/10, um sábado, mas tenho provas da Uff e da Uerj, as que eu mais gostaria de passar, respectivamente neste mesmo sábado e no domingo... Convém, já que não se estudou muito ao longo do ano, pelo menos chegar nas provas descansada! Tenho um mês para tentar achar solução...
SAUDADE
Estava com saudade dessa coisa tão deliciosa que é escrever por aqui... Adoro meu blog! VMQS!!!!

sábado, 24 de setembro de 2005

Feliz que nem pinto no samba!!!!!



Não pudemos resistir (após consulta de crédito fácil com a Sra Aurenívea Façanha) aos precinhos camaradas de lançamento do kit "O mundo é o meu lugar" (CD - R$20,00 e DVD - R$40,00) e resolvemos o problema do momento com a única folha do meu poderoso checão! Depois a gente vê como paga...



Esta foto é a prova de que estávamos na primeira fila : a máquina está em cima do palco, estão vendo? Quem tirou? Alowww! A minha tem timer!!! Graças à Lígia, que malandramente, ligou com antecedência e reservou os lugares, dividi com Fabrício, ela e sua amiga aquela privilegiada mesa!

Este aí do meio é o Ricardo, outro teresete descontrolado, como eu! Ele também estava no gargarejo! Já falei dele aqui no blog, na época da gravação do DVD!

Só não caiu uma gotinha de suor da Teresa porque ele fica bem no meio do palco! Gente, alegria total! Êxtase!


Pedrinho, além dos duetos com Teresa, cantou sozinho. Uma das músicas escolhidas neste show foi uma inédita de Zé Keti, que faz trocadilho com "coisas" de um casal e vai estar no seu "próximo primeiro cd". Teve grande aceitação do público.


O show foi muito gostoso, o que é redundante! Imaginem vocês que Teresa estava com medo de que o Teatro não enchesse... Acho que ela não tem noção do que sua música significa pra gente! É muita humildade, gente!



Tia Surica, que foi assistir, foi logo convidada para dividir o palco cantando "Cafofo da Surica" e outras da Portela.

Bernardo Dantas, Rui Alvim, João Callado, percussionista que nãosei o nome, Teresa, Cristina Buarque, Trambique, Pedrinho Miranda, Alfredo Del Penho e Paulinho do Pandeiro.

NO CAMARIM...

"O talento e a voz de Pedro Miranda"




A doce, simpática, maravilhosa Teresa Cristina!!! Não sei explicar, mas gosto muito dela! Tenho orgulho de dizer que conheço seu trabalho desde antes dela pensar em gravar CD duplo do Paulinho da Viola! Fui acompanhando o seu repertório, suas letras... Vendo a sua evolução no palco... "A moça que cantava com os olhos fechados" hoje esbanja expressão corporal para interpretar as músicas, faz piadinhas com Pedrinho e até samba no pé!!!!

Essa já deve ser a minha sexta foto com a Teresa! Mas vale ressaltar que é a primeira digital!

Mas, o melhor mesmo foi ouvir meu nome da voz da Teresa ecoando no Rival... Não, gente, não sou e nem quero ser metida... A minha alegria é de criança! Foi assim: ela agradeceu a toda equipe, blá, blá, blá... Já estava cantando uma outra música... Quando terminou, disse: "Não quero cometer injustiça, não posso deixar de agradecer também..." Nesse momento, passou pela minha cabeça: "quem é que pode estar faltando?" Vasculhei a memória em fração de segundos... e ela continua: "... à Lígia Paixão e à thais Façanha pela nossa comunidade no Orkut, porque a gente é chique". Olhei para a Apaixonada, que me olhou se escondendo... Gente, pára tudo! Tô com insônia até agora!!!! E ainda pediu para tirar uma foto com as duas e mandar para ela...

Não tenho coragem de reproduzir o que ela escreveu para mim no autógrafo do DVD, por pura vergonha... Quem tiver muito curioso, basta pedir que eu mostro. Mas leva um babador, para não estragar a minha capa!

Estou feliz que nem pinto no samba!!!! (E cabrocha no lixo?!)

EU DIGO E ATÉ POSSO AFIRMAR:

VIVE MELHOR QUEM SAMBA!!!!!

(Candeia)

(A letra desta música inspirou o nome deste blog, porque tem tudo a ver comigo. Chama-se "Viver" e está no segundo CD da Teresa Cristina e Semente, "A vida me fez assim", onde a conheci.)


Pra cobrir a solidão
(Teresa Cristina/Zé Renato)
Se ouvir falar
Pode acreditar, tudo é ilusão
O mundo é louco
Sendo o homem um pouco triste
Quero ver quem tem palavra pra cobrir a solidão
Quero ver quem tira mágoa sem cantar uma canção
O que foi e o que tinha que ser
O que a sua dor preceber
A vida peleja, mas ensina
Pra não dizer que a canção lhe enganou
Aprenda feliz que a dor é como o amor
Termina
.
(Esta é uma das mais recentes... Está gravada no novo trabalho e traz a pareceria nova com o Zé Renato! Muito linda a melodia... Boa para os dias de reflexão afetiva, se é que vocês me entendem, [ou não!])

Não, não vou fazer cardiologia, antes que perguntem!

Professores Lúcio Pereira de Souza e Waldemar Decache, da Cardiologia! Ambos jáderam aula para a minha mãe... Está sendo uma delícia atender no ambulatório do primeiro e assistir às aulas de eletrocardiografia do segundo. É nestes raros momentos que renovo a vontade de continuar na medicina... Obrigada, Mestres!


terça-feira, 20 de setembro de 2005

Parabéns ao progenitor!

18 de setembro - 61 aninhos do Seu Siderval, meu Papito querido!
Apesar da chuvinha, a família viajou para se reunir em Barra de São João! Almoçamos comidinha mineira, num Restaurante que já tem a nossa assiduidade: "O Casarão". Lá tem uma TV que projeta DVD´s... Adivinha qual foi a trila da nossa refeição? Beth Carvalho - Madrinha do Samba!!!! Minha mãe já me comprou esse DVD, mas a única vez que comecei a ver dormi rápido no sofá, por conta de uma caipivodka de morango... Muito bom o repertório, os convidados do vídeo! Muito boa a comida e a companhia da família!!!
De tarde, dormi! Um colchonete na sala, todo mundo vendo jogo e eu dormindo... Para variar, tinha virado a noite numa maratona que começou em Caxias, na feijoada do sambamigo Gilson(com direito a roda de samba feita por nós), passou pelo Clube Renascença no Andaraí, para ver Dorina, Ircéa Pagodinho e Cassiana Pérola Negra, por um cafézinho na Lapa até pararamos no show dos meninos do Bossa do Samba no Mangue Seco! Bom demais estar com os sambamantes por perto!
Quando acordei, a preguiça ainda não tinha me deixado... Só levantei mesmo quando o argumento foi: SOPA DE ERVILHA, feita pelo próprio aniversariante para os convidados! Vejam que gostoso a família Rififi reunida!

Thiago, Sid, Thais e Auri

Já que estamos falando de meu pai neste blog de samba e medicina,

aí vai essa música que tem algo a ver comigo,

não rigorosa e exatamente em todos os sentidos...


14 anos
(Paulinho da Viola)


Tinha eu 14 anos de idade

Quando meu pai me chamou

Perguntou-me se eu queria

Estudar Filosofia

Medicina ou Engenharia

Tinha eu que ser doutor

Mas a minha aspiração

Era ter um violão

Para me tornar sambista

Ele então me aconselhou

Sambista não tem valor

Nesta terra de doutor

E seu doutor

O meu pai tinha razão

Vejo um samba ser vendido

E o sambista esquecido

E seu verdadeiro autor

Eu estou necessitado

Mas meu samba encabulado

Eu não vendo não senhor

sábado, 17 de setembro de 2005

Teresa lança novo trabalho!


No dia que fui ver a Camila Costa na Modern Sound, (com Marcelo Caldi, Eduardo Krieger {que deixou a Maria Rita gravar uma música dele nesse segundo cd dela}, Fabiano Salek e Naife Simões),

soube que ia ter show da Teresa...

Esta foto é do show realizado no dia 6 de setembro, na Modern Sound, com a presença de todos os músicos e cantores da gravação original, exceto o Paulinho do Pandeiro. Trambique, Esguleba, Pedrinho Miranda, Rui Alvim, Alfredo del Penho, João Callado, Bernardo Dantas, Cristina Buarque, Paulão 7 Cordas!

Nos dias 21 e 22 de setembro, havará o show de lançamento oficial do novo CD/DVD de Teresa Cristina e Grupo Semente "O mundo é o meu lugar" , no Teatro Rival.

TERESA CRISTINA & GRUPO SEMENTE
Dias 21 e 22 de Setembro.

Quarta-feira e Quinta-feira – às 19:30h
Ingressos: SETOR A - R$ 24,00 (inteira)
SETOR B – R$ 20,00 (inteira)
PROMOÇÃO ESPECIAL – SETOR B - Os 200 primeiros pagam – R$ 18,00


Esta foto aqui é da gravação no Teatro Municipal de Niterói!!! Eu estava lá, claro!

Formandos 2005/2

Depois de 6 anos...

Apesar de tudo, já estou com saudades...








quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Refletindo... Despedindo-me...

Tinha muito para escrever aqui! Mas nesses dias andei meio desanimada... Cansada... Reflexiva... Na verdade estou assim todos os dias! Imaginem vocês que andei questionando o samba... Não o samba pelo samba, mas o samba em minha vida! Enfim, acho que posso estar mudando as lentes com que olho o mundo.
.
A produção cultural, a vontade de tocar instrumentos, o repertório, as rodas de samba,... Parece que o encanto vem perdendo força. Talvez a dose deles esteja alta demais... Talvez eu esteja precisando ficar um pouco mais em casa, com a família, com os amigos fora de rodas regadas a cerveja... Um bom filme, uma boa peça teatral, um cachorro-quente na sexta-feira de noite! Dormir cedo! Estudar!
Já não tenho mais tanta vontade de aprender as letras desconhecidas... Já não me interessa tanto saber quem são todos os compositores... Já não faço questão de rádio de manhã...
.
Pode ter alguma coisa a ver com a chegada da minha formatura e de mais responsabilidades! O tempo de curtir a vida de estudante está acabando... Mas posso dizer que vivi intensamente estes últimos 4 anos (porque nos dois primeiros eu ainda era "chatinha")! E ainda tem aqueles probleminhazinhos afetivos...
.
Hoje foi dia de tirar as fotos de formatura! Ontem passei a tarde no salão, dando aquela esticada no cabelo (pode parecer bobeira, mas uma neguinha como eu de cabelo liso é um sonho!), fazendo unha(depois de anos e ainda por cima vermelhas!!!), sobrancelha, (muitos reais! hehehe); comprei calça preta que era a solicitada, fui dormir ansiosa ...
.
Acordei cedo, caprichei na maquiagem e fui meio nervosa por causa da chuva rumo ao Fundão! E passamos toda a manhã e um pouco da tarde sob muitos flashes! Toda a turma reunida! Fotos de grupos, da turma inteira, individuais, com beca... Ah, foi bom! Mesmo com toda a indisciplina da turma e com o desespero do coitado do fotógrafo pra comandar 84 pessoas! Fora as máquinas digitais de toda a galera!
.
As minhas fotos ficaram fora de foco, por conta de um botãozinho bobinho no canto da máquina que não foi acionado... Mas vou postar uma aqui para vocês me verem! É ao lado do quadro do antigo prédio da Faculdade Nacional de Medicina, na Praia Vermelha, que foi demolido na ditadura. Minha mãe estudou lá.

Depois, teve uma confraternização com a turma e eu fiquei chorando emocionada e abraçando os colegas! A despedida está começando...

Centenário de Ismael Silva

"Hoje, dia 14 de setembro de 2005, é uma data muito importante para o nós, que amamos o samba e a cultura popular. Se vivo fosse, o cantor e compositor ISMAEL SILVA, um dos fundadores da primeira agremiação carnavalesca a receber a denominação de ESCOLA DE SAMBA, completaria cem anos de vida. Ismael nasceu em Jurujuba, Niterói e, muito cedo veio para o bairro carioca do Estácio. Viveu também no Rio Comprido e no Catumbi. Bide, Marçal, Mano Rubens, Edgar, Baiaco e Brancura foram alguns de seus companheiros que, em 12 de agosto de 1928, fundaram a DEIXA FALAR, que tempos depois se tornou a Estácio de Sá. " (parte do email enviado por Filipe aos Sambamantes).

Fica aqui a minha homenagem a este grande Bamba!

Antonico
(Ismael Silva)

.

Ô Antonico

Vou lhe pedir um favor

Que só depende da sua boa vontade

É necessário uma viração pro Nestor

Que está vivendo em grande dificuldade

.

Ele está mesmo dançando na corda bamba

Ele é aquele que na escola de samba

Toca cuíca, toca surdo e tamborim

Faça por ele como se fosse por mim

.

Até muamba já fizeram pro rapaz

Porque no samba ninguém faz o que ele faz

Mas hei de vê-lo bem feliz, se Deus quiser

E agradeço pelo que você fizer

.

Se Você Jurar
(Ismael Silva, Nílton Bastos e Francisco Alves)

.
Se você jurar que me tem amor

Eu posso me regenerar

Mas se é para fingir, mulher

A orgia assim não vou deixar

.

Muito tenho sofrido

Por minha lealdade

Agora estou sabido

Não vou atrás de amizade

A minha vida é boa

Não tenho em que pensar

Por uma coisa à-toa

Não vou me regenerar

.

A mulher é um jogo

Difícil de acertar

E o home como um bobo

Não se cansa de jogar

O que eu posso fazer

É se você jurar

Arriscar a perder

Ou desta vez então ganhar

.

(GENTE, ADORO ESSAS MÚSICAS!)

quarta-feira, 7 de setembro de 2005

INDEPENDÊCIA???

Este espaço de alienação assumido abre uma brecha para o 7 de setembro! E pergunta:
QUE INDEPENDÊNCIA É ESSA????
Podemos não ser mais uma colônia declaradamente... Todo mundo já está cansado de saber quem sãos os donos do mundo! Contra isso não há muito o que fazer: nem o sangue de brasileiro eles têm. Mas sermos sacaneados por quem a gente escolhe para ficar no governo e defender os "nossos interesses" é demais! A roubalheira e a falta de caráter existem desde que o mundo é mundo e que há homem na face da Terra e não tem a ver com nacionalidade. Sempre há quem queira trabalhar pouco e ganhar muito: eu também! Mas de forma desonesta é que é o problema! Fica bem difícil ter esperança, e confiança no mundo melhor. Cabe a nós seguir em frente e fazer a nossa parte bem, abrindo os olhos para as pequenas coisas que contribuem para o nosso próprio bem-estar e , principalmente, o do próximo. Educação no trânsito, respeito às filas, cuidado com as palavras podem ser exemplos de bom começo!
Falei demais! Vamos voltar para o samba!

“A gente quer valer o nosso amor,

a gente quer valer nosso suor,

a gente quer valer o nosso humor,

a gente quer do bom e do melhor,

a gente quer carinho e atenção,

a gente quer calor no coração,

a gente quer suar mas de prazer,

a gente quer é ter muita saúde,

a gente quer viver a liberdade,

a gente quer viver felicidade.


A gente não tem cara de panaca,

a gente não tem jeito de babaca,

a gente não está com a bunda exposta

na janela pra passar a mão nela.


A gente quer viver pleno direito,

a gente quer viver todo defeito,

a gente quer viver uma nação,

a gente quer é ser um cidadão.”


(Gonzaguinha)

( E aí, em menos de uma semana, ouvi duas vezes, na voz de Leila Pinheiro e num dos grupos do Samba em 4 tempos desta última terça, no CircoVoador)

"A gente não quer mais o mensalão"

domingo, 4 de setembro de 2005

Re-inauguração da quadra do GRES Estácio de Sá

Em síntese, a quadra da Estácio de Sá está linda!!!! Estive lá ontem e fiquei muito feliz com o que vi!

A presidente da minha ala, Dona Conceição, já disse mais ou menos qual vai ser a nossa fantasia e ainda disse que eu que vou desfilar para ela, na festa de protótipos... Hehehe! Imaginam? Achei legal, mas tomara que ela não esqueça disso até lá...

Um pouco de samba-exaltação para vocês!!!

SEMENTE DE UMA RAIZ
(Faísca, Ivo Elias, Dominguinhos do Estácio)

Tudo começou com a Deixa Falar
Vê Se Pode, Cada Ano, Paraíso das Morenas
Hoje é Estácio de Sá
Ai, ai, ai, meu Deus
Como eu me sinto feliz
Pois eu também sou raíz
Da minha Estácio de Sá
Quero mostrar
O que minha escola tem
Uma ala de baianas
E a famosa bateira
Que segura o batuque e vai até o raiar do dia
Vem menina, entra nessa brincadeira que o samba no Estácio
Vai rolar a noite inteira.




PAVILHÃO DO AMOR
(Jair Guedes, Toninho Gentil, Soneca, Jorge Magalhães, Marcelo Luiz)


A saudade apertou
E eu voltei, e eu voltei
Pra ficar ao teu lado (oba, oba)
Dá um nó na garganta
Meu peito se zanga
É sentido calado (pois é, pois é)

Mas corre nas veias
Esse sangue vermelho
Que me faz explodir (que me faz, que me faz)
Seu branco, encanto

Eu visto esse manto (bis)
E vou por aí

É...
A esperança continua
Amor, amor, amor
Sou seu poeta pelas ruas
O meu coração se abriu em flor

Tu és o pavilhão do amor! (bis)

Notícias em: http://www.tamborins.com.br
http://www.gresestaciodesa1.kit.net
http://www.tudodesamba.com.br

sábado, 3 de setembro de 2005

Leila Pinheiro

Israel, sobe ao palco e diz: "Alô, alô, Realengo!"... Fala mais alguma coisa e anuncia: " a Diva, Leila Pinheiro!". Por um instante achei que estava sainda no lucro, já que tinha pago para ver uma , mas assistiria ao show de duas cantoras... Brincadeira!
.
O palco de que falo é da Lona Cultural Gilberto Gil, em Realengo, que fica a uns 5 minutos da minha casa, indo de carro. Israel é um dos produtores de lá. Houve uma época que eu freqüentava muito a Lona, pois a programação é muito boa (ex: Ed Motta, Zélia Duncan, Zeca Baleiro, Luciana Mello, Pedro Mariano, peças, Forróçacana, etc...) , o ingresso era dos mais baratos, principalmente com a carteira de estudante que ainda posso usar até dezembro, mas, sobretudo porque é aqui do lado! Não tem preço levar menos do que 20 minutos para qualquer lugar saindo de Sulacap.
.
Mas, quero mesmo é falar do show delicioso que tive o prazer de presenciar ontem. Já é a terceira vez que a vejo na Lona (e só na Lona). Convidei minha amiga Débora, vizinha aqui do Valqueire, a única que aceitou, não sei por quê... Ela compartilha comigo a admiração pelo trabalho desta talentosíssima cantora paraense, além de ser também paraense. A ela dei de aniversário o último CD da Leila e com ela é que vou sempre nos shows da Lona!
.
Adorei o show, essa mulher canta muito, me emocionei pra caramba, chorei bastante! Ela é linda, simpática e carismática! E, claro, fui no camarim com o objetivo de tietar, porque, às vezes, com essa coisa de samba 24h/dia, esqueço, mas a verdade é que gosto muito dela e sua música já embalou vários momentos importantíssimos em minha vida!
.
Tem tanta música boa, foi difícil escolher mas, aí vai essa!
.
Serra Do Luar
(Walter Franco)

Amor,vim te buscar
Em pensamento
Cheguei agora no vento
Amor, não chora de sofrimento
Cheguei agora no vento
.
Eu só voltei prá te contar
Viajei...
Fui prá Serra do Luar
Eu mergulhei...
Ah!!!Eu quis voar
Agora vem, vem prá terra descançar
.
Viver é afinar o instrumento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
A toda hora, todo momento
De dentro prá fora
De fora prá dentro
.
Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo